domingo, 9 de setembro de 2012

Resiliente

Faz tempo que não escrevo, mas resolvi escrever hoje porque essa semana fecho um ciclo em minha vida e me deu vontade escrever sobre isso.
Há 8 meses atrás me mudei para Buenos Aires, uma vontade que eu já tinha faz tempo, desde que conheci a cidade em 2004, me apaixonei e era nela que eu queria morar. Passei os primeiros meses de verão curtindo muito a cidade, as pessoas novas que conheci e fazendo cursos de moda. Quando vi que era aqui que eu queria ficar, comecei a buscar emprego e virei professora de português... nunca fui tão feliz numa profissão, me descobri uma ótima professora e sentia prazer em dar aulas. Além da satisfação pessoal que tive, acho que o mais importante que vivi foi conhecer e descobrir pessoas, fiz amigos que ficarão para sempre, infelizmente não pude agradar a todos, mas os que puderam me conhecer de verdade ficarão guardados para sempre nessa minha experiência, que pelo menos por agora, termina essa semana.
O título deste blog é resiliente, uma palavra por mim até hoje desconhecida, mas que me identifiquei muito com ela. O significado é: a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Ou seja, “dar a volta por cima”. 
Todos que me conhecem bem sabem o que eu passei, e por isso considerei que esta palavra caracteriza bem como um todo, a experiência de vida que eu tive. Ter podido viver sozinha em Buenos Aires, sem depender em momento nenhum da ajuda de meus pais, ter buscado novos amigos,  ignorado os falsos, adaptado a nova cultura, ensinado minha língua e cultura e ainda encarar o passado e poder fechar as portas dele para seguir uma nova vida são os frutos do aprendizado que tive de minha experiência negativa do passado, mas que transformei em oportunidade para mudança... A EM foi um marco em minha vida, mas Graças a Deus me levantei, recuperei-me fisicamente e voltei a ser a Ana Paula de antes, só que mais forte, mais decidida, com menos drama.
Senti que agora é o momento de eu voltar, procurar sentir melhor a que lugar pertenço, de alguma forma, ainda me sinto perdida nesse aspecto, mas sinto que junto da minha família, continuarei mais segura nessa busca, talvez eu não pertença a um só lugar, e sim a vários, só o tempo irá me dizer.
Aos meus mais queridos que aqui conheci, queria agradecer que fizeram parte disso comigo: o Simone, a Magali,  o Benny, a Johana,  a Alice, a Fran a Gabi, a Giovanna, a Silvina, a Blanca, o Horácio, o Lisandro, a Claudia, os meus alunos,  (e apesar de tudo até a Andrea), e a todos que mesmo que transitoriamente, fizeram dos meus dias aqui, momentos inesquecíveis! (entre os citados estão brasileiros, argentinos, italiano, domenicana e inglês!)
E sexta-feira estou de volta a São Paulo, corajosa e resiliente que eu sou, vou recomeçar mais uma vez!


Nenhum comentário:

Postar um comentário